A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos
Provavelmente, você acorda, toma café da manhã, leva o filho na escola, vai ao trabalho e retorna para casa já no fim do dia. Não se preocupe, essa é a....
FisioVital | A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos
1622
post-template-default,single,single-post,postid-1622,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

A importância do engajamento dos responsáveis na educação dos alunos

Você costuma acompanhar a rotina escolar do seu filho?

Provavelmente, você acorda, toma café da manhã, leva o filho na escola, vai ao trabalho e retorna para casa já no fim do dia. Não se preocupe, essa é a rotina de grande parte dos pais e mães no Brasil, um dia corrido, pouco tempo com o filho e pouco engajamento com a escola.

Alguns responsáveis acreditam que a educação seja de total responsabilidade da escola, mas a gente sabe que as coisas não funcionam assim. A educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa e na escola.

O engajamento familiar na vida escolar do estudante possui uma influência muito grande, seja ele ajudando na lição de casa, participando das reuniões, eventos e etc.

Quando a participação dos responsáveis é ativa, o aluno passa a ter um desempenho acadêmico muito melhor e uma motivação maior para futuros resultados.

Como participar da educação dos filhos?

Muitos responsáveis se esforçam, mas não sabem como ajudar na educação dos alunos no processo de aprendizagem. Por isso, trouxemos 5 ações que podem melhorar o engajamento e aproximar, ainda mais, os responsáveis da rotina escolar. Confira!

1 – Coloque a educação escolar no dia a dia

Converse sobre o que ele aprendeu no dia, como foi na escola, sobre os amigos. Com os mais velhos, fale sobre a faculdade, sobre as dificuldades, sobre o futuro.

2 – Valorize o conhecimento, os professores e a aprendizagem

O aluno aprende o valor da educação quando percebe o quanto isso é importante para a família.

3 – Apoie o protagonismo do aluno

Acredite que a criança e, principalmente, o jovem é capaz de realizar o que quer. Todos são capazes de aprender e fazer escolhas.

4 – Compareça aos eventos escolares

A escola, muitas vezes, cria iniciativas visando a aproximação dos responsáveis, seja uma reunião, entrega de notas e trabalhos, apresentações, festinhas e etc. Por isso, compareça aos eventos, isso faz uma enorme diferença no engajamento escolar.

5 – Ajude na lição de casa

A lição de casa é uma forma de aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Determine local e horário de estudo para seu filho, ajude sempre que necessário.

O que fazer para aproximar a família da escola?

A escola também pode pode utilizar diversas estratégias para promover um melhor engajamento com os responsáveis. Vamos citar algumas dicas que valem a pena ser seguidas. Olha só!

Apresente a proposta pedagógica

A escola deve estar preparada desde os primeiros dias de aulas para receber tanto os alunos, como os responsáveis. Apresentar as instalações, funcionários e, principalmente, apresentar a proposta pedagógica.

Realize eventos onde a família também participe

As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos responsáveis com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com os responsáveis se aproximem mais do ambiente escolar. Vale lembrar que, a escola deve estar sempre de portas aberta para recebê-los seja para o que for.

Utilize um aplicativo de comunicação

O aplicativo escolar facilita e melhora a comunicação entre família e escola. Imagine dar aos responsáveis a possibilidade de acompanharem diariamente a rotina escolar dos alunos. Informações sobre alimentação, atividades, mural de fotos, comunicados e eventos, tudo em seus celulares.

A Agenda Edu pode te ajudar com isso! Com ela, a escola consegue oferecer uma comunicação de qualidade, além de mensurar e acompanhar como está o engajamento de alunos e responsáveis.

 

Fonte: Neuro Saber

 

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat