15 atividades educacionais para crianças

15 atividades educacionais para crianças

Mesmo com atividades escolares a todo vapor, nunca é demais promover exercícios lúdicos e que induzam a questão pedagógica do pequeno.

1 – Objetos com argila

Que tal botar a mão na massa e colocar a criatividade das crianças para funcionar com a argila? Eis uma atividade divertida e educativa ao mesmo tempo.

2 – Ludo

Esse jogo é ideal para crianças por oferecer a elas a oportunidade de estabelecer estratégias. O ludo também pode dar ao pequeno a percepção do outro colega e o melhor: proporciona a todos eles a tolerância com as frustrações (quando um competidor ganhar).

3 – Apps para eletrônicos

É verdade que devemos acompanhar o tempo da criança e os meios eletrônicos são parte da vida delas também. Há diversos apps para tablets, smartphones e iPhones que estimulam a capacidade pedagógica do pequeno com atividades que vão desde a escrita ao raciocínio lógico.

4 – Dobradura

Um exercício para estimular a coordenação motora fina, a dobradura é essencial também para a capacidade de criação da criança.

5 – Bambolê

A coordenação motora grosa pode ser trabalhada com esse objeto. A educação corporal é uma parte importante da formação de uma criança.

6 – Colagens

Deixe o pequeno livre para escolher as imagens que mais gostou e, a partir disso, peça a ele para colar as figuras em uma folha de papel. Depois pergunte a ele o motivo da escolha. Isso o induz a estabelecer a concentração e a formulação de seus argumentos.

7 – Pintura

Toda criança adora pintar, pois além de estabelecer contato com sua criatividade, ela também pode exercer a capacidade de concentração.

8 – Pulmão artificial

Para crianças um pouco maiores, nada melhor que mostrar como funciona um pulmão. Esse órgão essencial do sistema respiratório pode servir como uma maquete, por meio de garrafa pet e duas bexigas. Há diversos tutoriais na internet com o passo a passo.

9 – Desenho

Ideal para estimular a criatividade e a psicomotricidade do pequeno, o desenho não pode ficar de fora da lista.

10 – Tornado artificial em uma garrafa pet

Como complemento das aulas de ciências, uma dica é promover um tornado especial em garrafa pet. Assim como o pulmão artificial, há tutoriais espalhados na internet. A experiência é bastante interessante.

11 – Recortes

A atividade oferece à criança o desenvolvimento de sua coordenação motora.

12 – Danças

Como falado anteriormente, a educação corporal é essencial para o pequeno. As danças são ótimos exercícios para o estímulo do corpo.

13 – Água e óleo

Para complementar mais uma vez as aulas de ciências, a atividade de agora mostrará à criança que água e óleo não se misturam. Sendo assim, coloque as duas substâncias em um recipiente e explique a elas o porquê disso.

14 – Objetos com palitos de picolé

Ajude as crianças a construir objetos com palitos de picolé. Elas vão colocar a criatividade para funcionar.

15 – Balões matemáticos

Ao estourar o balão, um papel cairá com um número ou sinal anotado. Através dessa charada, a criança terá que fazer a equação que se pede. Mas é necessário que cada uma dela escolha três balões, no mínimo, para que a atividade possa valer.

Fonte: Neurosaber