Brinquedo premiado ajuda crianças autistas no reconhecimento de emoções

Brinquedo premiado ajuda crianças autistas no reconhecimento de emoções

O objetivo do brinquedo é ajudar crianças com Autismo a reconhecer expressões faciais. Ele se chama Build-a-Robot, e é um brinquedo de encaixe com 4 tipos diferentes de peças para a cabeça, cada uma delas é uma forma geométrica e representa um rosto com as quatro emoções básicas: alegria, surpresa, raiva e tristeza.

Para que todos os objetivos do brinquedo sejam alcançados, o ideal é que a criança tenha capacidade de trocar as peças, favorecendo a coordenação, a estimulação tátil (existem diferentes texturas dependendo do tipo de expressão facial) e auditiva (o brinquedo faz barulho enquanto as cabeças são trocadas!!).

Laura Chun, foi a designer responsável e a ideia rendeu um prêmio  na categoria de produtos para crianças em 2011, o “Good Design Award”. A inspiração para o brinquedo foi a atração que as crianças têm por robôs. Um diferencial na criação do brinquedo é que ninguém percebe que ele foi concebido pensando na necessidade de trabalhar emoções na criança Autista.

Em 2011 o brinquedo custava cerca de 30 Euros, mas hoje já pode ser encontrado no site americano Amazon, por cerca de 20 dólares (clica aqui e confere!). Aqui no Brasil e em Portugal não temos conhecimento de distribuidores, mas se alguém já adquiriu ou viu nas prateleiras, por favor comentar! =)

Uma excelente dica para quem quer presentear e/ou trabalhar com crianças!! Olha o vídeo do brinquedo:

 

Fonte: Reab Me