|, Gravidez e filhos, Inclusão, News|Jogos lúdicos para estimular a criança por meio da psicomotricidade

Jogos lúdicos para estimular a criança por meio da psicomotricidade

Jogos lúdicos para estimular a criança por meio da psicomotricidade

Jogos lúdicos para estimular a criança por meio da psicomotricidade

A psicomotricidade é um fator de extrema importância na vida da criança, como todos vocês já sabem. No entanto, é imprescindível que o pequeno seja estimulado desde a mais tenra infância acerca dos benefícios que isso pode trazer para sua vida. No entanto, existe também a psicomotricidade relacional, que dá total ênfase ao aspecto social de meninos e meninas.

Por que ela é importante no desenvolvimento infantil?

Um dos fatores que resguardam grande influência no desenvolvimento dos pequenos é o fato de a psicomotricidade relacional atuar justamente na percepção que as crianças podem ter do outro.

É interessante que os profissionais psicomotricistas apresentem a elas o mundo de possibilidades através da pura e simples criatividade. Isso acontece em reuniões que promovem jogos lúdicos e outras atividades que impulsionam o fazer criativo de cada uma delas.

Por meio dessas opções que as crianças têm de colocar todos os seus personagens para fora, os profissionais trabalham o quanto elas se relacionam com as demais e com o espaço. O psicomotricista relacional trabalhará com um conteúdo específico. No entanto, vale dizer que o pequeno deve ser ouvido em sua totalidade, para que o mesmo possa apresentar sua demanda.

Que jogos lúdicos podem ser utilizados?

Quando se fala em jogos lúdicos, muitas pessoas pensam logo em tabuleiros, bolas e afins. De fato, tais itens são utilizados, mas não somente esses. O fato de trazer para a realidade a projeção do mundo imaginário da criança pode ser bastante interessante.

A criatividade infantil é algo que merece total atenção por parte dos adultos e o psicomotricista relacional exerce um papel de relevância. Vale ressaltar que a figura do profissional é conduzir essa relação.
Outras brincadeiras são realizadas a fim de incutir nos pequenos a possibilidade de interação entre eles:

– Atividades com bambolês;
– Jogos que envolvem objetos de diversas formas e tamanhos;
– Brincadeiras com tecidos, etc.

Psicomotricista também deve brincar

A presença do profissional nas gincanas propostas é de total importância. Além do papel de moderador entre as crianças, o fato de haver um adulto entre eles mostra uma participação simbólica do psicomotricista.

Brincadeiras que servem para o desenvolvimento infantil

O ato de brincar é fundamental para que o desenvolvimento infantil seja aproveitado ao máximo. Durante a idade escolar, a aplicação de atividades que impulsionam a diversão da criança serve para promover a interação social tão necessária na vida de uma pessoa.

Contudo, o caráter pedagógico deve ser exaltado, pois todas as brincadeiras dadas em sala de aula promovem o conhecimento dos pequenos. A psicomotricidade relacional, como vocês puderam ver, tem uma enorme contribuição com tudo isso.

Portanto, é interessante oferecer à criançada oportunidades para que elas possam desempenhar todo o potencial criativo que elas têm.

Outro detalhe importante para trazermos em questão é que toda criança disposta a brincar, jogar, aprender demonstra felicidade. Os jogos lúdicos são responsáveis por toda essa verve que acompanha o pequeno.

 

Fonte: Neurosaber

2018-02-27T18:39:47+00:00