As habilidades surgidas na infância simbolizam um progresso na vida de todos os indivíduos. Nossas crianças passam a ter mais autonomia no que diz respeito a algumas ações, principalmente pedagógicas. A escola tem um papel fundamental no treinamento e na descoberta de tais práticas pelos pequenos. O uso da tesoura é uma delas. Os alunos passam a exercer trabalhinhos dentro de sala que incentivam o aprimoramento desse manuseio.
Antes disso, é importante salientar a existência de um fator que está intrinsecamente relacionado a essa facilidade que adquirimos ao longo de nosso crescimento. Como já é sabido por todos nós, ninguém nasce sabendo e é preciso um tempo para praticar todas as habilidades que adquirimos em nossas vidas. Praticar a coordenação motora fina é o segredo para melhorar o uso da tesoura.
O que é coordenação motora fina?
A coordenação motora fina é aquela que permite o manuseio dos pequenos músculos das mãos, sobretudo quando é preciso desenvolver movimentos delicados, tal como: dobrar folhas de papel, escrever, desenhar, pintar, montar, desmontar, recortar, entre outros. A idade aconselhável ao uso da tesoura é entre os 3 e 5 anos.
Quando uma criança recorta um papel, por exemplo, ela está desempenhando sua coordenação fina. Além disso, precisamos chamar a atenção para o aspecto da lateralidade. Essa capacidade permite que o pequeno possa discernir as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior.
Vale lembrar que isso independe da sua própria situação física. Outro detalhe importante é que uma boa e correta definição da lateralidade caminha também junto com a escrita e o uso tesoura de forma satisfatória. Essas habilidades envolvem a orientação espacial e temporal.
Atividades para o uso da tesoura: quais são elas?
Começando a recortar:
Nessa fase, a criança ainda está incipiente na prática. Então, a melhor maneira é começar do zero. Induza o pequeno a fazer movimentos de abrir e fechar a tesoura para que ele possa cortar o material. O próximo passo é observar seu progresso para que, logo depois, algumas linhas (mais largas) sejam traçadas no papel para que essa etapa seja treinada.
Uso de materiais diversificados
Quando a criança passa a desempenhar o uso da tesoura em outros suportes (massinhas, por exemplo), a musculatura de suas mãos passam a ser desenvolvidas. Isso favorece o emprego de uma força considerável. A presença de um adulto é importante para acompanhar o pequeno em suas possíveis dificuldades ou na iminência do baixinho colocar a massinha na boca.
Recortando em linhas retas
Essa etapa requer maior domínio da criança, pois a partir de agora as linhas estão bem traçadas e o objetivo é fazer o pequeno tentar segui-las ao máximo. Vale lembrar que somente com muito treinamento é que o recorte será aperfeiçoado. Então, a dica é não cobrar da criança, mas auxiliá-la.
Fazendo recortes com curvas
Aqui o pequeno exercitará o domínio de sua lateralidade mais pleno, pois ele terá que utilizar suas duas mãos: uma recorta e a outra dá movimento ao papel para atingir o objetivo. Recortar círculos, por exemplo, é uma boa pedida.
Fonte: Neuro Saber