FisioVital | Neuro | Como conduzir os problemas cognitivos?
A cognição pode ser definida como o ato de processar informações possibilitando a percepção, integração e compreensão dos estímulos presentes no ambiente.
FisioVital | Neuro | Como conduzir os problemas cognitivos?
1853
post-template-default,single,single-post,postid-1853,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Como conduzir os problemas cognitivos?

Como conduzir os problemas cognitivos?

Como conduzir os problemas cognitivos?

A cognição pode ser definida como o ato de processar informações possibilitando a percepção, integração e compreensão dos estímulos presentes no ambiente. Importante lembrar que o aspecto cognitivo favorece à pessoa a capacidade de cumprir as tarefas voltadas para todas as suas atividades sociais. Diante disso, nota-se o quão imprescindível é o desenvolvimento cognitivo de um indivíduo.

Problemas relacionados ao desenvolvimento cognitivo

Quando surge algo que possa prejudicar a cognição de uma criança, por exemplo, é preciso ter bastante cautela para conduzir a situação com total eficiência. No entanto, pais e mães não devem tomar iniciativas por conta própria, cabendo a eles a missão de procurar auxílio especializado.

Desenvolvimento cognitivo e a alfabetização

A leitura e a escrita do pequeno tendem a ser otimizadas enquanto o seu aspecto cognitivo é trabalhado. O motivo para esse resultado se dá por meio  de habilidades ligadas à consciência fonológica e espacialidade serem estimuladas desde então. Por isso é importante a presença da criança em atividades escolares de forma completa e integral.

A importância do acompanhamento profissional

Deve-se enfatizar o papel que o acompanhamento profissional exerce na vida de todos que manifestam problemas no desenvolvimento cognitivo. A presença de especialistas médicos e não médicos na condução dessas ocorrências é indispensável por conta das intervenções que podem ser utilizadas em cada caso.

Além disso, somente dessa forma algumas situações mais complexas conseguem ser observadas, tal como as comorbidades apresentadas pelos pacientes.

Quais são as comorbidades mais comuns?

– Transtorno Bipolar;

– Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);

– Dificuldades de aprendizagem.

Quais são as áreas influenciadas pelo desenvolvimento cognitivo?

É sempre bom relembrar que além de contribuir para a construção da noção do ‘ser-estar social’ do pequeno, o fato de elencar as demais contribuições provenientes do desenvolvimento cognitivo de seu filho é absolutamente importante.

Outro detalhe que devemos salientar é quando a cognição de seu filho está em processo de formação. Isso significa que o amadurecimento desse conjunto de habilidades também pode estar em franca evolução. Esse conjunto de práticas provenientes do desenvolvimento é responsável pelos seguintes aspectos, a saber: coordenação motora, linguagem, psicomotricidade e adaptação.

Vale relembrar que tendo por base todos esses eixos, percebe-se que algum sinal de atraso pode significar uma preocupação bastante pertinente, pois influenciam diretamente na autonomia da criança diante de seus desafios.

Lidando com problemas de desenvolvimento cognitivo na escola

Dentro do ambiente escolar, os educadores da instituição devem ter conhecimento prévio acerca da situação do aluno. No entanto, isso é possibilitado por meio das informações repassadas pelos pais da criança. Diante disso, a coordenação pedagógica e os professores precisam estabelecer um conjunto de estratégias que visem à execução de um trabalho que seja eficaz e eficiente.

Vale dizer que essa iniciativa é responsável por analisar quais os melhores métodos a serem utilizados pelos educadores. Além disso, os pais também podem e devem comunicar aos profissionais responsáveis pela terapia do pequeno a fim que a equipe fique completa (professores, terapeutas e responsáveis).

Como conduzir os problemas cognitivos em casa?

Para adiantar, é importante salientar que qualquer procedimento feito em casa só pode ser realizado por meio de uma orientação profissional. No ambiente doméstico, a dica é que os pais possibilitem condições favoráveis para o desenvolvimento do pequeno. Ações que exijam maior esforço dos pequenos são essenciais para aproximá-los da autonomia necessária.

 

Fonte: NeuroSaber

 

 

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat