Como funciona
um Hospice?
(hospice).
Hospice ou cuidados paliativos segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são cuidados em fim de vida, feitos por profissionais da saúde e voluntários, voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares, que passam por problemas relacionados a doenças que ameaçam a vida.
São diversos os suportes oferecidos nesses ambientes, veja alguns deles:
- Controle dos Sintomas: Depois de fazer uma análise minuciosa sobre o caso de cada paciente, é feito um planejamento para o cuidado correto de cada um, algo que pode ajudar a gerenciar problemas mentais, físicos, emocionais, sociais e espirituais.
- Reuniões familiares: O intuito dessas reuniões é manter o contato com os familiares, informando tudo sobre a condição e o que esperar do paciente.
- Luto: Neste momento de tristeza, a equipe de cuidados paliativos auxilia a família para ajudá-los durante o processo de pesar.
No entanto, para quem é indicado esse tipo de instituição?
Para quem é indicado?
O Hospice é indicado para pessoas em que a terapia de cura se tornou ineficaz e a terapia paliativa passa a ser a única solução. Ou seja, para aqueles pacientes que possuem doenças avançadas e incuráveis.
Porém, quando iniciar o cuidado paliativo?
- Qualquer diagnóstico de uma doença ameaçadora da vida;
- Complicação da doença;
- Quando todas as tentativas de tratamento foram esgotadas;
- Quando o tratamento está desfavorecendo a qualidade de vida;
Vitaltape. Juntos Inovando.
Quais são os diferenciais de um Hospice?
O Hospice busca se assemelhar a casa de um paciente, com o intuito de propiciar um local aconchegante e acolhedor para ele e seus familiares, ou seja, sua principal intenção é deixar o paciente à vontade.
Eles podem mobiliar e decorar da maneira que quiserem, além de contarem com espaços internos e externos que proporcionam o convívio com outros indivíduos.
Dessa forma, podemos observar que o grande diferencial está no olhar humano direcionado a essas pessoas que estão enfrentando esse processo, não focando apenas no aspecto físico da doença.