Paralisia Cerebral Espástica: Fisioterapia Baseada em Evidências de Pacientes
Fisioterapia Baseada Em Evidências Em Pacientes Com Paralisia Cerebral Espástica
Principais pontos a serem abordados
- O que é espasticidade?
- Como avaliar?
- Quais as evidências para o tratamento fisioterapêutico em crianças com PC espástica?
Você sabia/sabe?
- Definir a espasticidade?
- Quais características são consideradas “negativas” na espasticidade?
- E quais são consideradas “funcionais” na espasticidade?
- Em que domínio da CIF, a espasticidade é classificada?
- Como avaliar a espasticidade?
- Quais são consideradas as evidências “verde” e “amarelo” segundo a Novak et al, em 2020, para o tratamento da espasticidade?
- Como a fisioterapia deverá atuar na reabilitação em crianças e adolescentes com PC espástica?
Distúrbio congênito de movimentação, tônus muscular ou postura.
A paralisia cerebral ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, muitas vezes antes do nascimento.
Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros flexíveis ou rígidos e movimentos involuntários. Eles ocorrem na primeira infância.
A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento. Os sinais e sintomas aparecem durante a infância ou pré-escola.
Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.
Há quatro tipos básicos de paralisia cerebral:
- Espástica — caracterizada por movimentos duros e difíceis.
- Discinética ou atetóide — onde são comuns movimentos involuntários e descontrolados.
- Atáxica — cuja a Coordenação e equilíbrio são debilitados.
Profª Dra Paula Silva de Carvalho Chagas
Professora Associada – FACFISIO – PPGCRDF - UFJF
Doutora em Ciências da Reabilitação – UFMG
Pós-doutoranda CanChild/McMaster University, Canadá
09 / 02 / 2021