Paralisia Cerebral: Planejamento Terapêutico para Crianças e Adolescentes
Paralisia Cerebral Planejamento Terapêutico
Principais pontos a serem abordados
- Como determinar o diagnóstico fisioterapêutico usando a CIF.
- O que são metas terapêuticas e como descrevê-las usando o SMART.
- Goal Attainment Scailing (GAS) e sua aplicabilidade clínica.
Você sabia/sabe?
- Quais as etapas necessárias para definir o diagnóstico fisioterapêutico da sua criança ou adolescente com PC?
- Como determinar o diagnóstico fisioterapêutico usando a CIF?
- O que são metas terapêuticas?
- O que significa SMART e como aplicá-lo na reabilitação?
- O que é a Goal Attainment Scailing (GAS)?
- Como usar a GAS no seu planejamento terapêutico?
- Como traçar objetivos/metas terapêuticas SMART baseado na CIF?
Distúrbio congênito de movimentação, tônus muscular ou postura.
A paralisia cerebral ocorre devido ao desenvolvimento anormal do cérebro, muitas vezes antes do nascimento.
Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros flexíveis ou rígidos e movimentos involuntários. Eles ocorrem na primeira infância.
A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento. Os sinais e sintomas aparecem durante a infância ou pré-escola.
Paralisia cerebral pode ser causada por lesão cerebral durante a vida intra-uterina ou no nascimento. Também podem ser adquirido após o nascimento. Neste caso, paralisia cerebral geralmente é causada por lesões cerebrais nos primeiros meses ou anos de vida.
Há quatro tipos básicos de paralisia cerebral:
- Espástica — caracterizada por movimentos duros e difíceis.
- Discinética ou atetóide — onde são comuns movimentos involuntários e descontrolados.
- Atáxica — cuja a Coordenação e equilíbrio são debilitados.
Profª Dra Paula Silva de Carvalho Chagas
Professora Associada – FACFISIO – PPGCRDF - UFJF
Doutora em Ciências da Reabilitação – UFMG
Pós-doutoranda CanChild/McMaster University, Canadá
02 / 02 / 2021