Qual é a grande diferença entre testar e avaliar?
(testar e avaliar)
Grande parte das pessoas ainda não sabe, mas existe uma grande diferença entre os conceitos de analisar e testar. Porém, inicialmente é preciso compreender a importância do uso de testes padronizados dentro da fisioterapia.
O que são testes padronizados? E quais são as suas utilidades?
Um teste padronizado pode ser definido como uma descrição objetiva do repertório da criança, incluindo suas habilidades e dificuldades, nesse processo ocorre uma definição clara dos objetivos de intervenção e documentação dos efeitos terapêuticos. Além disso, outro grande ponto positivo é a facilitação da comunicação entre os profissionais da área.
Fica claro que, sem eles acabamos baseando a nossa prática clínica em julgamentos pessoais e subjetivos, além do mais, o seu uso apresenta maiores vantagens, como maior objetividade, aumento dos escores quantitativos e maior desenvolvimento de pesquisas.
Principais pontos a serem abordados
• A importância do uso de testes padronizados
• As diferenças entre os tipos de instrumentos: discriminar, predizer e avaliar
• As propriedades psicométricas dos instrumentos
O TESTE
Sabendo disso, podemos compreender o teste como o conjunto de ações dirigidas à coleta de informações em torno de uma pessoa, fato, situação, ou fenômeno.
Tendo como fim, emitir um juízo de valor em função de alguns critérios previamente definidos, para suportar tomadas de decisões.
Entretanto, testes não informam o que fazer com o paciente, mas fornecem informações sobre a meta a ser alcançada pelo tratamento, ou seja, o conteúdo que será documentado como resultado esperado da intervenção.
A AVALIAÇÃO
Em seguida, a avaliação pode ser entendida como um processo complexo e específico a um indivíduo, onde se coleta informações necessárias para se identificar áreas de dificuldade e de habilidades do paciente.
A interpretação dessa informação visa o planejamento de um programa efetivo de ação, com objetivos definidos a partir da informação coletada.
Além disso, inclui também a documentação dos resultados e recomendações para possíveis mudanças na intervenção.
Portanto, o processo de avaliação inclui uma variedade de procedimentos para a coleta de dados, desde pesquisa de prontuários, entrevistas, observações e aplicação de testes específicos.
CONCLUSÃO
Por fim, após entendermos essas diferenças, é imprescindível ter em mente que, mesmo sendo distintas, estes conceitos são muito necessários e devem ser levados em consideração no tratamento da criança.