A arte da procrastinação

(Procrastinação)

Procrastinar é uma atitude que muitas vezes está inerente ao nosso dia a dia, mas o quanto ela pode ser maléfica? Deixar algo para fazer depois, pode trazer consequências muito sérias, ainda mais quando se fala em crianças atípicas, já que cada minuto é precioso!

 

Esse fenômeno pode ser compreendido como o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está a procrastinar, isso resulta em estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros.

 

Também é possível observar que, grande parte dos procrastinadores, se convence de que aquele não é o momento ideal para realizar determinada tarefa, sendo melhor deixar para um momento mais propício, sendo que, enquanto isso a pessoa acaba dando espaço para uma outra atividade mais prazerosa, que não trará resultados no longo prazo.

 

Pensando nessas consequências, como podemos diminuir ou até mesmo acabar com esse hábito?

Acabando com a Procrastinação

O primeiro passo para acabar com esse tipo de atitude é descobrir o gatilho que geralmente te leva a adiar o que deve ser feito agora. É preciso analisar detalhadamente a sua rotina, listar o que você tem feito diariamente e entender o que está ocupando o seu tempo. 

 

Esta é uma ótima forma de mapear como o seu tempo vem sendo gasto, além disso, é de extrema importância que você estabeleça as suas prioridades. O que realmente não deve deixar de ser feito? Qual é aquela atividade que influencia todas as outras do seu dia? 

 

Por fim, o grande segredo está no planejamento, é necessário fazer um levantamento detalhado das tarefas que precisam ser realizadas e separar esse trabalho por áreas e prazo. 

Evite distrações

A nossa sociedade está repleta de distrações e em muitos casos, a procrastinação se inicia justamente nesses momentos. São poucos segundos que são capazes de desorganizar o restante do seu dia.

 

A verdade é que, o controle está nas suas mãos! Não desista e foque apenas no que é essencial!