Mitos e verdades da oncologia: O que já foi falado?

(oncologia)

 

Um dos primeiros registros do câncer veio de um papiro egípcio no século 7 a.c, que foi traduzido apenas em 1930. Com isso, podemos observar que, com o passar dos anos, é normal existirem diversos mitos que as pessoas transmitiram pelo saber popular, e não através de uma base científica.

 

Mas antes de desmistificar essas crenças, precisamos compreender como essa patologia se comporta no nosso organismo.

 

O câncer pode ser entendido como um conjunto de células alteradas que crescem de maneira desenfreada, tornando-se malignas e podendo se soltar dos tecidos, migrando para outras partes do corpo, por meio da circulação sanguínea ou do sistema linfático.

 

A partir disso, surge a pergunta, do que foi falado até aqui, o que é mito, ou verdade, dentro da oncologia?

Viagem de avião causa linfedema?

MITO! O linfedema pode ser compreendido como um acúmulo anormal de linfas nos tecidos e atualmente a ciência já comprovou que, evitar viagem de avião ou viajar com malha compressiva, não apresenta relação com a prevenção do linfedema.

Não se pode fazer tratamento do linfedema se estiver com infecção?

VERDADE! Poucas pessoas sabem disso, mas o corpo sempre tende a responder a qualquer tipo de infecção ou ferimento, enviando ainda mais líquido e glóbulos brancos para a região. Com isso, é ainda mais difícil que o líquido circule pelo corpo, e a infecção acaba gerando aumento da permeabilidade capilar.

Vitaltape. Juntos Inovando.

Mulheres que fizeram o tratamento do câncer de mama podem sentir dores nas articulações?

VERDADE! Diversos autores afirmam que de 20% a 74% das pacientes em uso de IA apresentarão a Síndrome Musculoesquelética Associada ao Inibidor de Aromatase e além de surgir 2 ou mais sintomas, como artralgia, mialgia, rigidez articular e síndrome do túnel do carpo.

DLM pode causar metástase

A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma prática de massagem feita com pressões suaves, desse modo, as mãos do terapeuta seguem as vias linfáticas do corpo, contribuindo para o deslocamento dos líquidos acumulados nos tecidos. Por isso, é MITO! A DLM associada ao tratamento do linfedema não agrava o risco de metástase.