Por acaso você já imaginou a prática pedagógica sem um embasamento teórico? Certamente que isso seria uma loucura, pois cada educador agiria de acordo com suas concepções acerca do ensinamento. Além disso, as metodologias adotadas poderiam não surtir o efeito esperado, deixando muitos alunos no meio do caminho.
As teorias vêm ao encontro de observações que marcaram o mundo da educação. O que seria da prática pedagógica sem o arcabouço teórico de Jean Piaget, Lev Vygostsky e Henry Wallon (indispensáveis no estudo das teorias do desenvolvimento)? Enfim, há muitos outros nomes que contribuem para isso. Veja mais o porquê da importância dessa base para a educação.
Entendendo as teorias na prática pedagógica
Para que servem os pensamentos dos teóricos na práxis educacional? A resposta é a seguinte: os professores precisam entender as diferentes concepções sobre a aprendizagem. Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.
Importante ressaltar que quando há a aproximação da teoria e a prática, os educadores se veem diante de novas possibilidades que visam ao surgimento de novas práticas de ensino. Essa adequação é imprescindível para uma assimilação mais efetiva por parte dos alunos.
Teorias para induzir o conhecimento
A prática pedagógica eficaz é resultado de uma abordagem teórica muito rica, ocasionada por uma pesquisa gradativa e pela aplicação de determinados conceitos no dia a dia do educador.
É interessante salientar que o educador só pode ensinar de fato depois de obter o conhecimento necessário para passar a seus alunos. O estudo e o embasamento nas várias teorias da educação e do desenvolvimento dão origem a essa habilidade de conhecer e transmitir os conteúdos por meio de métodos e técnicas que visam ao aprendizado do aluno.
Distinção entre a teoria e a prática pedagógica
Embora um não exista sem o outro, é importante salientar que a separação entre a teoria e a prática se faz necessária. Isso se explica pela compreensão que professores devem ter do aspecto teórico e, a partir disso, dar condições de estabelecer o seu fazer pedagógico.
Isso significa, por exemplo, buscar no embasamento teórico as diretrizes ideais para o ensino, mas sem se desvencilhar das condições impostas pela realidade de cada escola ou região. Usa-se a teoria e sua aplicabilidade de acordo com o que é possível no cotidiano do aluno, do educador e da instituição.
Teorias que abrem novas perspectivas
Vale salientar que quando um educador compreende o aspecto teórico e usa isso para a aplicação na prática pedagógica com seus alunos, a possibilidade de, a partir disso, promover a transformação necessária é enorme. Educar por meio de fundamentações é essencial para formarmos cidadãos esclarecidos e incutir neles a consciência de seu lugar no mundo.
Fonte: Neuro Saber