FisioVital | Neuro | Atrasos no desenvolvimento infantil
Vocês já pararam para pensar no impacto que uma amizade pode ter na vida de uma criança? Todos nós temos ótimas recordações de nossos amigos de infância
FisioVital | Neuro | Atrasos no desenvolvimento infantil
1849
post-template-default,single,single-post,postid-1849,single-format-standard,theme-bridge,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1200,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,columns-4,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Atrasos no desenvolvimento infantil

Atrasos no desenvolvimento infantil

Atrasos no desenvolvimento infantil pode estar ligado a alguma deficiência intelectual?

Por acaso vocês já desconfiaram que a deficiência intelectual poderia estar relacionada a algum problema no desenvolvimento infantil? Bom, essa dúvida está presente na vida de muitas pessoas. A preocupação é importante a partir do momento em que as intervenções para tratar os sintomas manifestados se mostram necessárias para o bem-estar das crianças.

Independente da situação, é preciso ressaltar que os responsáveis pela criança devem sempre procurar estar atenta aos sinais que indicam a existência de algo fora da normalidade.

A pergunta que não quer calar: existe alguma relação?

Desvendando a suspeita de muitos pais e profissionais, podemos confirmar que existe uma relação de coexistência entre a deficiência intelectual e o desenvolvimento infantil.

Na verdade, há uma variação de intensidade em cada caso. Para citar apenas um exemplo, suponhamos que um indivíduo apresente uma incidência leve. Ele pode ter tanto expectativa de vida e autonomia bem maiores do que aqueles cujo desenvolvimento e deficiência são mais severas. É preciso analisar os casos separadamente.

Portanto, diante de tal complexidade, aconselhamos que os responsáveis não desistam de procurar por especialistas. Somente estes profissionais têm o conhecimento ideal para diagnosticar algum sintoma de que algo deve ser olhado com mais detalhe.

O impacto do atraso no desenvolvimento infantil

É impossível apresentar o impacto no desenvolvimento infantil como algo fechado, ou seja, como um conjunto limitado de sinais ou características. Sendo assim, podemos citar aqui algumas situações que influenciam no dia a dia da criança, tais como aqueles ligados à autonomia do pequeno.

A dificuldade para desempenhar ações básicas voltadas para os cuidados pessoais, como lavar as mãos, tomar banho, vestir a própria roupa, entre outras situações marca o quesito autonomia. Vale ressaltar que mesmo muito novos, os pequenos podem e devem ser estimulados a algumas ações de higiene elementar para o seu bem-estar.

Podemos considerar a deficiência intelectual aos problemas relacionados à psicomotricidade?

Sim, embora muitos acreditem que não seja possível haver tal ligação, pesquisas evidenciaram o contrário.  Podemos citar aqui, por exemplo, a dificuldade com a coordenação motora ampla, (aquela que é responsável pelas ações dos principais músculos do corpo: andar, dançar, pular, sentar, etc.) como algo que esteja diretamente ligado à deficiência intelectual.

Além disso, a dificuldade com a coordenação motora fina, que serve para desempenhar os pequenos músculos e oferecem à criança a capacidade de mover as mãos: manipular objetos, desenhar, recortar, escrever, entre outras ações; também pode ser influenciada.

Aspectos da comunicação e do comportamento e o atraso no desenvolvimento

Os problemas presentes no atraso do desenvolvimento podem influenciar a comunicação e o comportamento. Os sintomas mais presentes são estes a seguir:

– Dificuldade com a habilidade de linguagem e a compreensão da fala da criança;
-Dificuldade para habilidade de interação social: quando a criança se mostra arredia em todas as situações que saem do seu contexto familiar.

O que é desenvolvimento infantil?

Em artigo anterior, evidenciamos que o desenvolvimento infantil é um conjunto de aspectos responsáveis pela autonomia da criança em todas as áreas de sua vida. Ele engloba os seguintes campos: emocional, físico, social e cognitivo.

O resultado de tudo isso, adequadamente desenvolvido, proporciona aos meninos e às meninas a chance de entender e se inteirar do ambiente em que estão. Todos eles precisam estar conectados para que, de fato, consigam oferecer-lhes facilidades com determinadas habilidades.

 

Fonte: NeuroSaber

 

 

No Comments

Post A Comment

WhatsApp chat